1° Atividade – Alongamento
2°
Atividade – Aranha e cachorro
- Descrição da atividade realizada: A atividade que tem como um dos objetivos aquecimento começa com um pegador na posição de quatro apoios (aranha), este terá que pegar o restante dos alunos que estarão correndo pela sala. Como variação, pode se mudar o animal (pegador), na posição de seis apoios, como um cachorro, porém, nesta atividade o pegador terá que derrubar.
- Objetivo: Adequação a queda.
- Ações Motoras: Pegar e derrubar.
- Classificação do jogo: Macro-jogo.
- Descrição da atividade realizada: A atividade que tem como um dos objetivos aquecimento começa com um pegador na posição de quatro apoios (aranha), este terá que pegar o restante dos alunos que estarão correndo pela sala. Como variação, pode se mudar o animal (pegador), na posição de seis apoios, como um cachorro, porém, nesta atividade o pegador terá que derrubar.
- Objetivo: Adequação a queda.
- Ações Motoras: Pegar e derrubar.
- Classificação do jogo: Macro-jogo.
3° Atividade – Presos pela gola
- Descrição da atividade realizada: Os alunos ficaram em duplas agarrados pela gola e terão que ao comando do professor fazer as atividades propostas, correr, deitar, pular... Sem soltarem da gola uns dos outros. Como variação, pede se aos alunos para ficarem (em duplas ainda) um do lado do outro, ainda presos pela gola, porém um de frente e o outro de costas, a atividade ocorrerá da mesma maneira com o comando do professorer.
- Objetivo: Aplicativos de pegas e estrangulamento.
- Ações Motoras: Sentar, deitar, correr.
- Descrição da atividade realizada: Os alunos ficaram em duplas agarrados pela gola e terão que ao comando do professor fazer as atividades propostas, correr, deitar, pular... Sem soltarem da gola uns dos outros. Como variação, pede se aos alunos para ficarem (em duplas ainda) um do lado do outro, ainda presos pela gola, porém um de frente e o outro de costas, a atividade ocorrerá da mesma maneira com o comando do professorer.
- Objetivo: Aplicativos de pegas e estrangulamento.
- Ações Motoras: Sentar, deitar, correr.
4.1 - Rolinho
- Descrição da atividade realizada: Os alunos ficam na posição de “rolinho” abraçando as pernas, rolando de lado, e de frente.
-Objetivo: Iniciação para rolamento de frente.
- Descrição da atividade realizada: Os alunos ficam na posição de “rolinho” abraçando as pernas, rolando de lado, e de frente.
-Objetivo: Iniciação para rolamento de frente.
4.2 - Toca do Coelho
- Descrição da atividade
realizada: Alunos ficam apoiados com um joelho no chão e
um pé a frente, para preparação ao rolamento. Enquanto a Mao oposta ao joelho
fica apoiada no chão, a outra passa por baixo da perna que está à frente, e faz
um movimento de tronco à frente e ao chão para realizar o rolamento.
-Objetivo: Adequação a queda.
4.3 - Toca do Coelho em pé
- Descrição da atividade realizada: Mesma
atividade anterior, mas em vez do joelho apoiado ao chão, este pé vai dar o
impulso para frente para realizar o rolamento.
4.4 – Queda (Zempo ukemi – queda de frente)
-
Descrição da atividade realizada: Realiza-se
uma queda de frente, com apoio de antebraços, partindo da posição ajoelhada.
Com variação partindo da posição em pé.
5° Atividade – Imobilização
-
Descrição da atividade realizada: Aluno
um deitado em supino, e o aluno dois sentado de costas. Este imobiliza o aluno
um passando um braço abaixo da cabeça, e segurando as duas mãos juntas, o
tronco do aluno dois fica sobre o aluno um imobilizando-o. A cabeça também tem
que ficar abaixada, para não facilitar a saída do adversário.
Saída 1: o aluno 1 pode sair
dessa imobilização se ele for mais forte que o aluno 2 e conseguir puxar o
Kimono dele, e tirá-lo de cima.
Saída 2: se o aluno 2
errar e manter a cabeça erguida, o aluno 1 pode usar o antebraço no pescoço
dele, levantar, e usar uma chave de perna para sair do golpe.
Saída 3: o aluno 1 com a mão no
ombro do aluno 2, empurra para cima o braço, passa por baixo do braço e sai
fazendo outro golpe.
7° Atividade – Abração
Descrição da atividade: Dois alunos, um de
frente para o outro, enquanto o aluno 1 passa o braço por trás do pescoço do
aluno 2, e puxa a manga do outro lado, fazendo uma projeção do aluno 2 no chão,
podendo até fazer a imobilização.
8°
Atividade - Encaixe e
projeção
Descrição da atividade: Alunos
realizam o trabalho de encaixe, o aluno 1 faz giro ficando de costas para o
aluno 2, e o aluno 1 pega os braços do aluno 2, encaixa o quadril nas pernas do
aluno 2 e levanta ele do chão. Partindo dessa atividade, o aluno 1, faz a
progressão do exercício, onde ele pega somente 1 dos braços, e projeta o aluno
2 para o chão.
6° Atividade - Volta à calma - Alongamento
Alguns nomes de quedas, imobilizações e técnicas de projeção:
- Honkeza Gatame - Imobilização
-Shiro - Queda de costas
-Ioko - Queda lateral
-Hiponsoynague - Técnica de projeção
-Koshiguruma - Técnica de
projeção
-Wgoshi - Técnica de
projeção
-Tate - Técnica de
projeção
Nenhum comentário:
Postar um comentário