segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Classificações e ações dos Jogos de Oposição

Nesta postagem, iremos descrever um pouco mais sobre os Jogos de Oposição.


    As lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos a ser trabalhada na Educação Física, tanto Escolar como Treinamento Desportivo.
   Os Jogos de Oposição têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006). Alguns desses Jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outros adquiriram uma forma institucionalizada tornando-se esportes e Lutas das quais hoje conhecemos.
    Os Jogos de Oposição aqui abordados tem como característica o ato de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades.
    Durante a vivencia dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor. Desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.
  • Recursos motores: assegurar um bom desenvolvimento da postura e base, controle do equilíbrio, coordenação dos movimentos, tirar, empurrar, apreender, levar, tocar, arrastar, evitar, levantar, imobilizar, voltar.
  • Cognitivos: elaborar estratégias, construir e apropriar-se das regras de funcionamento, avaliar, decidir, observar, reconhecer, comparar.
  • Sócio-afetivo: dominar as suas emoções, canalizar a sua agressividade, respeitar as regras, aceitar a derrota, respeitar o outro.
    Dentre a classificação dos Jogos de Oposição podemos classificá-los em três grandes grupos:


1. Jogos que aproximam os combatentes: Estes jogos são procedentes dos esportes de combate que mantém contato direto (corpo a corpo), os quais consistem em tirar, empurrar, desequilibrar, projetar e imobilizar. Entre estes Jogos de Oposição podemos citar o Judô, Luta olímpica, Jiu-Jitsu, sumô etc.

2. Jogos que mantêm o adversário á distancia: estes jogos têm como característica não manter contato direto com seu adversário, este contato só se da no momento da aplicação de uma técnica. Os exemplos que podemos destacar são o Karatê, Boxe, Muay Thay, taekwondo.

3. Jogos que utilizam um instrumento mediador: Esgrima e Kendo.
Segundo Jean-Claude Olivier, as ações motoras especificas são: Agarrar (apanhar os braços, pernas, cintura, tronco, e as roupas), Reter (com as mãos ou pelo meio do corpo), Desequilibrar (puxando, empurrando, carregando, levantando, projetando, fazendo virar) e Imobilizar (virando, esmagando no chão, recobrindo o corpo, fixando os membros, combinando as ações) todas essas de ataque. Já de defesa são: Esquivar-se (rolando, saltando, abaixando-se, desviando as mãos, afastando-se, virando), Resistir (opondo-se, empurrando, desviando, atacando) e Livrar-se (agarrando,empurrando, girando em torno de si mesmo, virando-se).
Tendo como a classificação
Grupo I -  JOGOS DE RAPIDEZ E DE ATENÇÃO
São jogos de vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e evitam o contato próximo com o adversário.
Grupo II - JOGOS DE CONQUISTA DE OBJETOS 
Esses jogos aproximam os adversários, mas as principais ações de oposição são feitas em direção a objetos a serem conquistados. Os papeís de atacente e de defensor são separados.
Grupo III - JOGOS DE CONQUISTA DE TERRITÓRIOS
As situações desse grupo implicam aproveitando e diversificação das ações desequilibradoras para chegar a seus fins. É preciso puxar, carregar, empurrar, fazer virar e, é claro, esquivar-se, desviar-se, resistir. O contato torna-se inevitável.
Grupo IV - JOGOS PARA DESEQUILIBRAR
Trata-se agora de, verdadeiramente, agir em direção ao adversário, sem mediação de objeto ou de território. Os papeís de ataque e de defesa são, ora alternativos, ora simultâneos.
Grupo V - JOGOS PARA RETER, IMOBILIZAR, LIVRAR-SE
Necessitam de enfrentamentos variados e obrigam o corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e para livrar-se. Os papeís são ora separados, ora combinados.
Grupo VI - JOGOS PARA COMBATER
O combate é agora completo. As condutas de ataque e de resistência são concomitantes. Torna-se indispensável encadear e coordenar todas as ações necessárias ao combate.

    Logo para Olivier, lutar supõe poder aplicar ações motoras particulares do modo mais diversificado possível.

 REFERÊNCIAS
- http://www.efdeportes.com/efd141/metodologia-de-ensino-dos-esportes-de-combate.htm
- Olivier, JC. Das brigas ao jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Ed Artmed, Porto Alegre, 2002.

 

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