sábado, 10 de novembro de 2012

CAPOEIRA – PARTE II


CAPOEIRA – PARTE II
Esta aula foi iniciada com um aquecimento diferente das demais, foram realizados variantes de movimentos com uma bexiga. Tendo como principal foco, a iniciação da capoeira para crianças na qual se trabalha com estas atividades a percepção tempo espacial, corporal, coordenação, trabalho de potência muscular e força.
 ATIVIDADE 1
 INICIAÇÃO (aquecimento)
Os alunos escolhem uma bexiga e a enchem. Jogam a bexiga para cima e realizam variações de movimentos como:
- Andar com a bexiga sobre a cabeça.
- Andar com a bexiga nos ombros.
- Andar com a bexiga sobre a barriga.
- Andar com a bexiga no bumbum.
- Andar com a bexiga sobre o joelho.
­- Andar com a bexiga nos pés.
- Jogar a bexiga para cima e bater uma palma.
- Jogar a bexiga para cima e bater duas palmas.
- Jogar a bexiga para cima e bater cinco palmas.
- Jogar a bexiga para cima, girar e pega-lá.
- Jogar a bexiga para cima, sentar, levantar e pega-lá.
- Jogar a bexiga para cima, deitar com a barriga pra baixo, levantar e pega-lá.
- Jogar a bexiga para cima, realizar um flexão, levantar e pega-lá.
- Jogar a bexiga para cima e fazer duas gingas.
- Jogar a bexiga para cima e fazer três gingas.
- Jogar a bexiga para cima e fazer duas gingas mais um chute para acertar a bexiga.
- Jogar a bexiga para cima e realizar qualquer movimento de capoeira.
 ATIVIDADE 2
GINGA
Em duplas os alunos irão realizar a ginga, porém terão que passar a bexiga com uma das mãos para o companheiro que estará a sua frente, tendo que segura-lá apenas com uma das mãos, e depois variações com as duas mãos.
ATIVIDADE 3
PROGRESSÃO PEDAGÓGICA DE FLOREIOS – Floreio da Capoeira Regional (Mestre Bimba)
Para as crianças a progressão pedagógica é feita através dos quatro tempos da palavra CHO CO LA TE, na qual os alunos colocarão uma bexiga ao lado do corpo, farão a ginga parando na paralela e passarão por cima desta, executando assim o movimento completo do aú.
A evolução do movimento de acordo com a idade e treinamento possui variações, como:
- realizar o AÚ com as duas mãos, aumentando a amplitude do movimento;
- realizar o AÚ com apenas uma das mãos no solo;
- realizar o AÚ sem as mãos.


BEIJA-FLOR
A progressão pedagógica do beija-flor é feita com a ajuda de um companheiro que irá segurar a mão do colega para este realizar o movimento, que primeiramente será tirar apenas uma das pernas do chão. Já o segundo grau do movimento é realizado com a extensão de uma das pernas e a flexão da outra. No terceiro grau é necessária a retirada das duas pernas do chão com a extensão das mesmas. E no último grau o movimento se dá pela retirada das duas pernas do chão e o afastamento das mesmas no ar.





PARADA DE MÃO (elefantinho e bananeira)
Em duplas os alunos irão realizar a progressão pedagógica da parada de mão, que primeiramente se dá como ELEFANTINHO.
O movimento evolui de elefantinho para bananeira pela extensão total das pernas para cima.
OBS: todos esses movimentos terão que ser realizados com a ajuda de um companheiro para que haja segurança na execução deles.





 QUEIXADA

Na realização deste movimento deve-se fazer a ginga, e a perna que está atrás cruza por trás e a que está na frente faz o chute e para trás.

Em duplas, um aluno irá realizar a esquiva e o outro fará a queixada.







MACAQUINHO

A progressão pedagógica deste movimento é feita através de um ponto de referência no qual o aluno ficará de costas abaixado colocando uma das mãos para trás (sempre a palma da mão inteira no solo), virando a cabeça para olhar na direção desta mão e jogar os pés no mesmo sentido.
Para um nível mais avançado pode ser realizado o movimento com as duas mãos para trás e o chute dos pés com maior amplitude.










Ao final da aula foi feita uma grande roda de capoeira com o objetivo de demonstrar o aprendizado em aula.





Observação: Neste video os alunos que estão participando da roda de capoeira, são Alessandro Rui Quadro e Priscila Silva, atuais professores de capoeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário